Editais de Bolsas

Antes de você se candidatar aos editais dos Programas e Projetos da Faculdade de Artes Visuais, conheça as principais modalidades de bolsas disponíveis e acesse abaixo de cada um desses itens seus respectivos editais. Ah! Fique atento às regras e aos prazos.

O QUE É A INICIAÇÃO CIENTÍFICA(PIBIC - PROPESP)?

A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos, que permite colocar o estudante da graduação em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico, despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potencias entre estudantes de graduação. Para participar como voluntário da Iniciação Científica o estudante deve procurar um professor orientador (mestre ou doutor), da área de seu interesse, solicitando a participação em atividades de pesquisa, a serem implementadas pelo professor.
Objetiva despertar a vocação científica mediante a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, orientados por docentes qualificados, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do aluno. Os estudantes integrantes desses programas recebem bolsas. E para se candidatar ao programa, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade e apresentar bom desempenho acadêmico.

O QUE É A INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC - PROPESP)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE http://www.pibic.ufpa.br/

O QUE É O PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (CAPES - PROPESP)?

O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.

O QUE É O PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (CAPES - PROPESP)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE:
http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/jovens-talentos-para-a-ciencia

O QUE É O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PIBID (CAPES - PROEG)?

É um Programa que objetiva incentivar a vocação docente de estudantes de cursos de Licenciatura mediante o desenvolvimento de atividades e práticas de ensino inovadoras que contribuam para a melhoria do ensino fundamental e médio. Os estudantes integrantes desses programas recebem bolsas.

O QUE É O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PIBID (CAPES - PROEG)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

O QUE É O PROGRAMA DE MONITORIA (PROEG)?

É um Programa que proporciona ao aluno a possibilidade de vivenciar, sistematicamente, com acompanhamento docente,experiências dos processos de ensino e aprendizagem, o que implica aprofundamento de conhecimentos práticos e teóricos.
São requisitos para o exercício da monitoria: ser aluno da graduação; ter cursado e sido aprovado na disciplina objeto de monitoria. QUE É O PROGRAMA DE MONITORIA (PROEG)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE: http://www.proeg.ufpa.br/view/inicio/?conteudo&id=71

O QUE É EXTENSÃO (PROEX)?

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, com base na interlocução entre saberes, que tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. É uma espécie de ponte entre a instituição e os diversos setores da sociedade. Além desse processo dialético de teoria/prática/ reflexão/prática, a Extensão Universitária é interdisciplinar favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social.

O QUE É EXTENSÃO (PROEX)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE: http://proex.ufpa.br/PRINCIPAL/

O QUE É O PROGRAMADE INICIAÇÃO A PRODUÇÃO ARTÍSTICA – PIBIPA (ICA - PROEX)?

O programa de produção artística do Instituto de Ciências da Arte (ICA) objetiva: 1) Estimular a formação em produção e gestão de atividades artísticas resultantes do ensino, pesquisa e extensão, otimizando a orientação e a participação de estudantes em programas e projetos do ICA; 2)Incentivar a participação de estudantes de graduação em programas e projetos institucionais de arte e cultura, introduzindo o jovem discente no domínio da produção artística, assim como de suas linguagens, conteúdos e formas; 3) Proporcionar ao bolsista orientado por coordenador capacitado, aprendizagem de técnicas de produção artística, bem como estimular o desenvolvimento da apreciação e reflexão sobre arte; 4) Qualificar alunos para atuação como gestores e/ou produtores artísticos e culturais a partir do envolvimento em grupos artísticos desenvolvidos pela instituição e 5). Disseminar as informações obtidas pelos bolsistas, por meio de ações socioculturais e eventos diversos, previstos nos projetos institucionais de arte e cultura.

O QUE É O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A PRODUÇÃO ARTÍSTICA – PIBIPA (ICA - PROEX)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE:

http://www.ica.ufpa.br/index.php/component/content/article/1584-selecao-de-bolsistas-do-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-producao-artistica-pibipa

O QUE É O PROGRAMA INTEGRADO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PROINT (PROEG)?

O PROINT busca financiar projetos que tenham como objetivo principal incentivar a reestruturação e qualificação de cursos de graduação por meio da revisão de seus projetos Pedagógicos em busca daintegração plena do ensino, da pesquisa e da extensão.

O QUE É O PROGRAMA INTEGRADO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PROINT (PROEG)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE:http://www.proeg.ufpa.br/view/inicio/?conteudo&id=69

O QUE É OPROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA – PAPIM (PROEG)?
O Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica — PAPIM objetiva incentivar eapoiar o desenvolvimento de atividades e experimentos que acrescentem métodos e técnicaseficazes de melhor qualificação do processo de ensino-aprendizagem na educação básica,educação profissional e educação superior, com a participação de docentes e discentesvinculados à Educação Básica e Profissional, aos Cursos de Licenciatura ou aos Programasde Pós-Graduação atuantes na área de educação.

O QUE É O PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA – PAPIM (PROEG)?

FICOU INTERESSADO: ACESSE http://www.proeg.ufpa.br/view/inicio/?conteudo&id=84