DESENHO CURRICULAR

1o. Semestre.
Informática (Introdução à Produção Multmídia).
Conceitos básicos de informática, de arquivo digital à imagem em mapa de bits. Uso de ferramentas online de produção em escritório, produção multimídia e pacote básico de softwares livres de produção gráfica

Design Gráfico e Tipografia.
O alfabeto e o desenvolvimento da escrita. Breve história do Design Gráfico. Tipos e tipografia. Mídias e suportes gráficos e tipográficos. A tipografia e o design gráfico na era digital. Desenvolvimento de projeto gráfico autoral. Imagem, grids, cores, leiaute, formato, impressão e acabamento.

Comunicação e Expressão.
Apresentar e examinar as formas de percepção considerando-se os diferentes tipos de linguagem verbal, textual, sonora, imagética, numérica, sua relação ao contexto e suas implicações para a comunicação.

Desenho Livre
Fundamentos do desenho básico. Observação e representação de objetos naturais, construídos e da figura humana. Os elementos da linguagem visual e suas estruturações e significados. O Desenho e o design conceituais.

Fotografia Digital
Fotografia sua história e interfaces com a arte. Composição de imagem e fundamentos da fotografia digital. Iluminação, câmeras, lentes e equipamentos.

2o. Semestre.

Comunicação Multimídia Integrada
Introduzir os conceitos de comunicação multimídia integrada. Investigar a convergência e integração das mídias, características e reprodução na cultura de rede e mídias sociais. Analizar e produzir novas práticas audiovisuais no suporte das mídias digitais, tais como canais de Youtube e Serviços de Streaming.

Animação 2D Digital
Princípios da animação. Motion Graphics. Inserção da animação em prototipagem digital e produção audiovisual.

Produção Editorial
Formatação de página, margens e colunas. Contorno, transparência, gradientes, sombras e efeitos. Tipografia e edição de texto e de cor. Página mestra, lista de estilos e biblioteca. Manipulação de caixas, linhas, blocos de textos e outros objetos.
Contorno e preenchimento. Importação e exportação de arquivos. Fechamentos de arquivos para impressão (gráfica).

Vídeo Digital I
Linguagem Audiovisual. Operação de câmera. Planos, enquadramentos, movimentação e angulação de câmera. Captação de imagem em movimento: técnicas e recursos.

Cibercultura
As tecnologias digitais como instrumentos culturais de sociabilidade e aprendizagem. A sociedade em rede. A cultura no ciberespaço e nas cidades via mediação digital. Fases da cibercultura (Internet, Web 2.0, mobilidade). Apropriação das interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. Fundamentos interdisciplinares da cibercultura. Fenômenos da cibercultura (blogosfera, mídias sociais, jogos eletrônicos, escrita colaborativa, dispositivos móveis, mídias locativas, educação online.). O cotidiano na era da cibercultura. A noção de “cibercidadania”, subculturas e formações culturais.

Pintura e Ilustração Digital.
Técnicas de pintura e ilustração digitais. Vetorização de imagens. Uso de recursos e ferramentas específicas. Técnicas mistas e aplicadas.

3o. Semestre.
Elaboração de Projetos Multimídia
Princípios de criação e elaboração de projetos multimídia. Planejamento estratégico. Noções de direito autoral e legislação aplicada. Estudos de caso.

Empreendedorismo e Gestão de Empresa Multimídia
Empreendedorismo e inovação: conceitos. Identificação de possibilidades de negócios na área de comunicação. Gestão de empresas orientada ao Design. Ferramentas para gerenciamento e controle de empresas focadas na inovação. Canvas do Modelo de Negócio. Características do comportamento empreendedor – Empreendedorismo Tecnológico.

Trilha Sonora
Elementos da linguagem musical. Ruídos, Diálogos, Música, Efeitos e “Silêncio”. Criação de ruídos de Sala (folley). Paisagem, camada e textura sonora. Narrativa sonora. Mixagem, tratamento e finalização de áudio.

Modelagem 3D
Modelagem tridimensional por polígonos de objetos orgânicos e inorgânicos. Aplicação de materiais e mapeamento de Texturas. Iluminação e Síntese de Imagens (Render). Impressão 3D.

Edição, Manipulação e Tratamento de Imagens
A estrutura digital das imagens. Formatos e extensões. Aplicativos de edição, tratamento e manipulação de imagens de forma avançada. Característica da preparação da imagem digital de acordo com o meio a ser distribuído.

Vídeo Digital II
Princípios técnicos da Edição/Montagem. Teorias da Montagem. Relação entre roteiro, captação e edição de peças audiovisuais. Relação tempo/espaço/ritmo. Montagem interna; corte em movimento e em continuidade. Tecnologia analógica e digital, para edição. Roteiro de edição e organização do material bruto. Diversos formatos de suportes de imagens (técnicos e de produtos). Processo de decupagem e captura. Uso de software de edição e finalização.

TCC I
Elaboração de Projeto de Conclusão de Curso (TCC). Metodologia da Pesquisa em Design. Design Thinking. Métodos Ágil e Cascata. Elementos do fluxo de trabalho. Orçamento físico-financeiro. Briefing e Pitch.

 

4o. Semestre.
Design Digital
Princípios do Design. Prototipagem. Design de Informação. Design de Interfaces. Interface e Experiência do Usuário. Design Responsivo.

Animação 3D
Estruturação e armação (rigging). Animação de objetos e modelos. Planejamento de cenas. Animação de câmeras. Síntese de Imagens (render) para Animação.

Projeto Multimídia Experimental

Laboratório de Produção Multimídia
Produção Multimídia para ambientes interativos. Utilização e integração de recursos e ferramentas analógicas e digitais. Transmídia.

Linguagem e Comunicação
Examinar o desenvolvimento da linguagem enquanto elemento de ideologia e poder, considerando a potencialidade da manipulação consciente ou inconsciente na construção do discurso comunicacional. Trabalhar a questão étnico racial enfatizando a produção do discurso nos suportes digitais e respectivas mídias.

TCC II
Pitch e Briefing. Canvas de Negócios. Orçamento.

Atividades Complementares