Historia - Cursos Licenciatura em Artes Visuais

A história dos Cursos de Artes Visuais remonta a década de 70 do século XX, quando foi criada a Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, com o intuito de formar professores na área das Artes para atender a obrigatoriedade do ensino artístico nas escolas, conforme disposto no Art. 7º da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - LDB Nº 5.692 de 1971.

Com a promulgação da nova Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, de nº 9.394 de 1996, a expressão Educação Artística foi abolida, passando a ser empregado o termo Arte. Para referenciar a formação de profissionais da área e responder ao disposto pela nova legislação foram instituídas comissões nacionais de especialistas nas diferentes subáreas das Artes, com a tarefa de propor a reformulação dos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Design e Música.Assim, por sugestão da Comissão de Especialistas da subárea das Artes Visuais, passou a ser adotada a terminologia Artes Visuais, como área de conhecimento, o que, por sua vez, passou a indicarsubáreas de formação, como: Artes Plásticas, Artes Gráficas e/ou Meios Digitais.

Os Cursos foram criados em 2007, por meio da Resolução de nº 3.615, de 22 de novembro de 2007. O atual Projeto Pedagógico dos Cursos de Artes Visuais, aprovado pela Resolução de nº 3.604 de 10 de setembro de 2007, atende as atuais exigências legais e orientações das diretrizes curriculares nacionais, e está passando por um processo de Restruturação consolidada por meio das reuniões dos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado.

A formação do Curso de Bacharelado em Artes Visuais tem como objetivos gerais formar profissionais que atuem fundamentados na compreensão da importância do papel e da função das Artes Visuais na sociedade, buscando o aprimoramento da percepção, da reflexão e da inventividade, por meio da produção e registro de poéticas visuais.

Número de vagas para os Cursos de Bacharelado e de Licenciatura: 40 (quarenta)
Duração mínima: 04 anos (08 semestres)
Duração máxima: 06 anos (12 semestres)
Turno de Funcionamento: Vespertino
Título Conferido: Bacharel em Artes Visuais.

Perfil do Egresso: O perfil do egresso do Curso de Graduação em Artes Visuais abrange competências e habilidades que permite ao profissional atuar como produtor cultural autônomo, artista plástico, artista visual ou agente cultural e quaisquer outras funções afins dentro de instituições culturais, seja fazendo pesquisa em arte e/ ou sobre arte, planejando e administrando bens culturais, mantendo-se dentro de padrões éticos e de cidadania.
Reconhecimento do Curso pelo MEC: O curso foi reconhecido nos termos da Portaria Ministerial nº133, de 27 de julho de 2012, com conceito4 (bom).
Coordenador (a): Prof.ªDrª Ana Cláudia do Amaral Leão (E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Secretário(a) do Curso: Pedro Renan da Silva Vieira
Localização: Rua Augusto Correa, 01 – Guamá, Setor Profissional – Atelier de Artes.
Contatos: (091) 3201-7973/ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

DOCENTES DO CURSO FAVhttp://developers.plugue.net/fav/docs/tabelas/docentes-do-curso-fav.pdf

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma açãoconjunta do MEC, por intermédio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoalde Nível Superior (CAPES) em colaboração com as secretarias de Educação dos estados, doDistrito Federal e dos municípios, nos termos do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009,que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da EducaçãoBásica, estruturado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com afinalidade de atender a demanda de formação inicial e continuada dos professores das redespúblicas de Educação Básica, por meio de cursos de primeira e segunda licenciatura e deformação pedagógica, ministrados por instituições públicas de educação superior (IPES).

O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura (PARFOR), aprovado pela Resolução nº 4.297, de 13 de junho 2012, tem a função de apontar caminhos para a formação e se revertemem dispositivo de mudança através do Ensino de Artes na Educação Básica, ao mesmotempo em que pensa os currículos, as abordagens, os objetivos e as metas a serem atingidasno Plano Educacional macro desses municípios.Articulando uma visão atual e experimental da Arte com a qualificação dosprofessores da FAV e a contribuição de mestrandos do Programa de Pós-Graduação junto aprofessores de outras unidades da UFPA,é possível ampliar e solidificar cada vez mais a área,tendo como um dos eixos principais a visão local e sua conexão com as experiências dosprofessores em formação nos municípios.

Por esses caminhos, um dos compromissos apontados no PPC é o redimensionamento da prática do ensino de artesna direção de uma formação crítica, atualizada e politicamente inserida na Região, o queleva a manter a relação entre conhecimento universal e saber local como princípioinalienável deste Projeto Pedagógico, que se reverte assim numa sustentação das formas depensar a Arte, a Educação e as Cidades onde ele se instala.

Número de vagas: 30 (trinta) vagas por turma
Carga Horária Total do Curso: 3.110 horas.
Duração mínima: 04 anos (08 etapas)
Turno de Funcionamento: turno integral com 04 horas de aula pela manhã e 04 horas àtarde.
Título Conferido: Licenciado Pleno em Artes Visuais
Perfil do Egresso: Qualificado para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino dasArtes Visuais, visando ao desenvolvimento da percepção, da reflexão e dopotencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual, de modoa privilegiar a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidadeartística, da utilização de técnicas e procedimentos tradicionais eexperimentais e da sensibilidade estética através do conhecimento deestilos, tendências, obras e outras criações visuais, revelando habilidades eaptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensõesartísticas e tecnológicas, inerentes à área de Artes Visuais.
Coordenador (a): Prof. Dr. Luizan Pinheiro da Costa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Secretário (a) do Curso: Fernanda Sena da Silva
Localização: Rua Augusto Correa, 01 – Guamá, Setor Profissional – Atelier de Artes.
Contatos: (091) 3201-7589/ O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

PERCUSO CURRICULAR FAV docentes-do-curso-fav.pdf