Encontro com as artistas e professoras Oriana Duarte (UFPE) e Carmen Capra (UERGS)

Caros,

Como parte da programação em Comemoração aos 40 anos da Faculdade de Artes Visuais, no dia 23 de junho de 2016, realizaremos um encontro com as artistas e professoras Oriana Duarte (UFPE) e Carmen Capra (UERGS). As falas serão em torno das pesquisas desenvolvidas e das contribuições de ambas ao ensino da Arte.

Serviço: Faculdade de Artes Visuais, Sala de Desenho, Prédio Anexo,

A programação emitirá certificado de horas para Atividades Complementares

Carmen Capra

Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPPG-Edu-UFRGS (2013-2017) na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, sob orientação da Prof. Drª. Luciana Grupelli Loponte. Compõe o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS e o Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência – ARTEVERSA. Em 2014-5, coordenou o subprojeto de artes visuais do PIBID da UERGS. Deseja encontrar um modo de voltar para a escola.

Oriana Duarte

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, São Paulo, SP, 2012; 2000) e bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, PE, 1991), é professora do Departamento de Design da UFPE.
Em suas atividades artísticas, destacam-se as individuais “Plus Ultra: Nós Errantes” (Santander Cultural, Recife, PE, 2011), “Plus Ultra” (Galeria Amparo 60, Recife, PE, 2007) e “Os riscos de E.V.A.” (Paço das Artes, São Paulo, SP, 2006), e participações em coletivas, tais como “Art from Pernambuco” (Embaixada do Brasil, Londres, RU, 2015), “Pororoca” (Museu de Arte do Rio, RIo de Janeiro, RJ, 2014), Bienal da Bahia (Salvador, BA, 2014), “Deslize” (Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ, 2014), “Amazonia lugar da experiência” (Museu de Arte de Pará, Belém, PA, 2013), “Transperformance” (Oi Futuro, Rio de Janeiro, RJ, 2012), “Caos e Efeito” (Instituto Cultural Itaú, São Paulo, SP, 2011), “Sujeito-corpo” (Sesc-pompéia, São Paulo, SP, 2010), “Paisagens” (Museo Nacional Reina Sofia, Madrid, Espanha, 2008), Salão bienal do mar (Vitória, ES, 2008), “É hoje” (Santander Cultural, Porto Alegre, RS, 2006), “O Corpo na arte Contemporânea Brasileira” (Instituto Cultural Itaú, São Paulo, SP, 2005), 12º Salão de arte da Bahia (premio aquisitivo, Salvador, BA, 2005).
Recebeu prêmios no “Programa de bolsa de incentivo a produção artística – Funarte/Minc, artes visuais”, com os projetos “Plus Ultra” (2008) e “Nós, errantes: Escritos de existência + falas de uma artista” (2013), ambos relacionados às investigações em processos artísticos imbricados a práticas esportivas – pesquisa iniciada em 2003 com incentivos da premiação “Bolsa de Pesquisa em Artes Visuais do 37º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco”, Recife, PE.
Possui obras nos seguintes acervos: Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ; Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, Belém, PA; Coleção Gilberto Chateaubriand- MAM-Rio, Rio de Janeiro, RJ; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA; Museu de Arte Contemporânea, Olinda, PE; Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE; Museu de Arte Contemporânea, Curitiba, PR.

Profª. Drª. Rosangela Marques de Britto
Docente da FAV/ICA - DIRETORA DA FAV - PORTARIA Nº 5.031 DE 10/12/2014