Institucional

A HISTÓRIA

A história dos cursos voltados ao campo das Artes na UFPA remonta ao ano de 1962, quando foi criado o curso de Teatro. No ano seguinte foi criado o de Música. Em 1968, foram implantadas as atividades de Dança. Em 1974 surgiu a primeira graduação na área, com o curso de Educação Artística / Habilitação em Artes Plásticas e, em 1991, a Habilitação em Música. Em 2009, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Artes que detém íntimo diálogo com os Cursos de Graduação do Instituto de Ciências da Arte (ICA).
Precursor do ICA, o Núcleo de Artes – NUAR foi criado em 1991, como unidade coordenadora de dois setores artísticos da UFPA: a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), Escola de Música da UFPA (EMUFPA). O NUAR estava voltado à pesquisa e ao registro da herança cultural local e sua disponibilização em acervo de discos e publicações. Como o NUAR, por sua natureza estrutural, não podia avançar em vários aspectos do contexto acadêmico as graduações ligadas ao campo da Arte já existentes na UFPA mantiveram-se integradas ao Departamento de Artes do Centro de Letras e Artes – CLA. Em 2006, esses setores foram extintos por meio da Resolução nº 613, de 13 de fevereiro de 2006 (CONSUN) que criou o ICA.
Como unidade acadêmica da UFPA, o ICA reuniu os cursos e atividades artísticas do NUAR e do Departamento de Arte, do antigo Centro de Letras e Artes, e agregou a EMUFPA, a ETDUFPA e a Faculdade de Artes Visuais (FAV) em sua estrutura Acadêmico-Administrativa atualmente descrita em seu Regimento, aprovado pela Resolução nº 663, de 31 de março de 2009.

MISSÃO E VISÃO

Para atender aos propósitos do Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI), a missão aprovada para o Plano de Desenvolvimento da Unidade gestora é“gerar, produzir e difundir conhecimento em arte e cultura na Amazônia”, por meio da consolidação da visão de “tornar-se centro de excelência regional no campo da arte cultura”.

A FACULDADE

Atualmente a FAV abrange as seguintes graduações: Bacharelado Licenciatura em Artes Visuais, criados em 2008; Licenciatura em Artes Visuais (PARFOR), desde 2009; Bacharelado em Museologia, criado em 2009; Bacharelado em Cinema e Audiovisual, criado em 2010 e Tecnologia em Produção Multimídia criado em 2012. 

Como objetivo de buscar a excelência acadêmica, a FAV tem priorizado a mediação e a sistematização do conhecimento estético, visual e cultural aos futuros Licenciados, Artistas Visuais, Cineastas, Produtores em Audiovisual, Críticos, Museólogos, Produtores Multimídia, dentre outros que estão sendo formados nas graduações que oferece.

GESTÃO

A gestão da FAV é exercida pelo Diretor com a colaboração do Vice-diretor, em consonância com o Conselho da Subunidade, formado por todos os docentes dessas graduações, representantes dos centros acadêmicos e representantes do corpo técnico. Na subunidade é praticado um modelo de gestão democrático e participativo, onde as deliberações são decididas em reuniões de Conselho, respeitando as decisões já tomadas pelo Colegiado de cada graduação que norteia questões de interesse da comunidade acadêmica. Com este modelo de gestão o compromisso com as diretrizes dos Regimentos desta Instituição que regulam e/ou orientam as ações dos docentes e discentes são garantidas.

QUADRO DE GESTORES DA FAV http://developers.plugue.net/fav/docs/tabelas/quadro-de-gestores.pdf

ORGANOGRAMA

A estrutura acadêmico-administrativa da subunidade dialoga com as decisões tomadas nos Colegiados dos Cursos, no Conselho da Faculdade e com as ações que são realizadas nos setores administrativos.

ORGANOGRAMA DA FAV http://developers.plugue.net/fav/docs/tabelas/organograma-fav.pdf

DOCENTES

Na busca pela excelência acadêmica, a subunidade desenvolve suas atividades baseadas no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo em seu corpo docente pesquisadores, doutores com projetos de referência em andamento, muitos dos quais conquistaram prêmios locais e nacionais e estabeleceram relações entre pesquisa e sociedade, desdobrando-se em ações, publicações, exposições, dentre outros, fomentando a inovação, o ensino, a ciência e a cena Cultural da Região Amazônica.

 DOCENTES FAV http://developers.plugue.net/fav/docs/tabelas/docentes-da-fav.pdf

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS

Para assegurar que as atividades acadêmico-administrativas sejam realizadas de forma eficaz, na estrutura da subunidade estão lotados os seguintes servidores Técnico-Administrativos

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS http://developers.plugue.net/fav/docs/tabelas/tecnicos-administrativos.pdf