Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Cinema da UFPA recebe homenagem em mostra internacional

Curso de Cinema da UFPA recebe homenagem em mostra internacional

• Publicado: Sexta, 06 Novembro 2020 15:17

A 16ª Edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICN), que acontece entre 10 e 14 deste mês, em formato digital, na plataforma do Museu da Imagem do Som de São Paulo (MIS-SP), tem entre os homenageados especiais de 2020 o curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPa), que, este ano, completa uma década de criação.

Além do curso da UFPA, a MINC prestará homenagens a nomes inesquecíveis da cultura brasileira, sendo o cantor e compositor Zé Kety o grande homenageado, junto aos artistas Grande Otelo, Ruth de Souza, Anselmo Duarte e José Carlos Burle. Na mostra de filmes, a UFPA será representada pela produção Traçados (2020, 23 minutos), do discente Rudyeri Ribeiro Pantoja.

O curador da mostra, o professor, pesquisador e cineasta paulista Celso Prudente, explica que as homenagens assim como as escolhas dos destaques têm como propósito fazer com que o evento vá além da exibição de filmes e torne-se também um convite ao debate e ao reconhecimento de práticas de inclusão de minorias e vulneráveis, seja afrodescendentes, seja ameríndios, seja aquelas que não se encaixem em um padrão eurocêntrico e heterossexual normativo.

professor Celso Prudente

“Sabemos que o Cinema é uma arte muito cara e que no Brasil existem preconceitos e vícios que fazem com que a Política Cultural existente no país visibilize muito mais a produção do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, apesar disso, o Cinema na Amazônia resiste e consegue se impor, sendo a criação do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA um marco dessa resistência no Pará. Essa homenagem é um reconhecimento disso ”, detalha.

Década - Primeiro curso da Região Norte do Brasil, o Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA foi criado pela Resolução do Consep nº 3.960, de 31 de março de 2010, e, em outubro deste mesmo ano, foi realizado Processo Seletivo Especial (PSE). No dia 3 de janeiro de 2011, as aulas iniciaram em regime intervalar.

No artigo escrito para a publicação da MICN, intitulado Da Belle Époque ao REUNI: trajetórias do Cinema Paraense, a professora de História, Teoria e Estética do Curso de Cinema e Audiovisual da FAV, Ana Cláudia Melo, apresenta marcos cinematográficos da forma como se estruturou o Cinema Paraense, desde a chamada belle époque, pontuando as principais fases da História do Cinema no Pará, até as novas perspectivas que se abrem com a criação e estruturação do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

“Esta primeira década de existência do curso foi extremamente desafiadora, sobretudo para estruturá-lo. Hoje, já podemos olhar para este passado recente e termos a certeza de que a UFPA abriu novos horizontes ao Cinema do Norte, da Amazônia e do Pará. Agradecemos à organização pela oportunidade de estarmos em tão importante mostra internacional”, afirma a professora

traçados filme

Mostra - A abertura da 16ª Edição da Mostra Internacional do Cinema Negro acontece na terça-feira (10/11), às 19 horas. Haverá a apresentação da cantora Fabiana Cozza e de um vídeo sobre a mostra e os homenageados desta edição, seguidos da exibição do longa-metragem Tem um passado no meu presente (dir. Joel Zito Araújo, Brasil, 2017, 108', livre). Fabiana Cozza apresentará a canção Fina beleza, de autoria de Anderson Brasil e de Celso Luiz Prudente, em homenagem a Zé Kety.

De 11 a 14/11, quarta a sábado, serão exibidos quatro programas compostos por diversos curtas e médias-metragens, além de dois longas, e todos ficam disponíveis na plataforma do MIS até as 23h59 do respectivo dia. No sábado, 14/11, em parceria com o Bate-Papo de Cinema Pontos MIS, será exibido também, às 16h, o recente longa Vaga Carne, dirigido por Grace Passô e Ricardo Alves Júnior, seguido de bate-papo às 18 horas. Já no domingo, 15/11, no encerramento da mostra, todos os filmes da seleção oficial ficam disponíveis durante todo o dia.

A MICN é uma realização da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, em parceria com o XI Congresso de Pesquisadores Negros (Copene), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem apoio do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

Serviço:

16ª Edição da Mostra Internacional do Cinema Negro

Apresentação do filme Traçados (dir. Rudyeri Ribeiro, Brasil, 2020, 23’, classificação 12 anos)

Dia: quinta-feira (12/11/2020)

Horário: a partir das 16h.

Confira a programação no link do MIS-SP

Texto e fotos: Divulgação FAV