Página inicial > Últimas Notícias > Filmes produzidos no Curso de Cinema e Audiovisual são exibidos no Portal Cardume

• Publicado: Sexta, 05 Março 2021 20:40

O Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA fez uma parceria com o Portal Cardume, importante streaming de cinema independente do país. A parceria faz parte de um projeto mais amplo, intitulado Espaço Formação da Cardume, criado com o intuito de incentivar o intercâmbio e difundir os centros de formação em audiovisual do país. Os usuários têm acesso gratuito a curtas e médias-metragens realizadas por alunos dos principais cursos livres e instituições de ensino brasileiras, separados por região do país e por centro de ensino. A UFPA é a primeira instituição representante da região Norte.

Com a parceria, cinco curtas-metragens produzidos no Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA estão sendo exibidos na plataforma. São eles: Dorso, dirigido por Roger Braga; Manoel, o porteiro quase aposentado, dirigido por Matheus Neves; Minguante, dirigido por Maurício Mendonça; Musa pagã, dirigido por Fillipe Rodrigues; e Sala de Jantar, dirigido por Mariana Moraes. Os cinco filmes foram produzidos por alunos do curso em atividades vinculadas ao ensino e à extensão. Os filmes ficarão disponíveis no streaming por seis meses, quando serão substituídos por outras obras do curso, garantindo assim uma rotatividade na exibição das produções da UFPA. Trata-se, assim, da construção de um importante espaço para a difusão da produção universitária do Pará, para além do calendário dos festivais de cinema.

O Espaço Formação da Cardume apresenta obras de instituições das cinco regiões do país, dentre elas Vila das Artes (CE), UNB, Anhembi Morumbi (SP) e PUC-MG. Oportuniza ao público a possibilidade de conhecer mais profundamente o panorama da produção audiovisual universitária nacional em sua heterogeneidade.

Assista aos filmes produzidos pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA em: cardume.tv.br/formacao