Paulo Freire em Mural no Ateliê da FAV
(Foto: John Fletcher)
Dos dias 11 de abril a 14 de junho, sob organização e tutoria da professora Márcia Bittencourt, aconteceu a produção do mural que homenageia Paulo Freire no ateliê da Faculdade de Artes Visuais, evento este que mobilizou diversos e diversas alunas do curso de Artes Visuais, principalmente da turma de 2020 para a produção da obra.
O mural é fruto do projeto “Esperançar”, coordenado pela própria professora Márcia Bittencourt. Diante do recente acontecimento do centenário de Paulo Freire em 2021 e do fato de que a FAV não pôde homenageá-lo por conta da pandemia, o mural se tornou uma forma de representar Freire como um fator fundamental para demarcar este educador como o patrono da educação Brasileira e mostrar que a FAV é uma faculdade freiriana, segundo a docente.
A ideia inicial era, no mural, representar apenas o rosto de Freire, contudo, ao decorrer do processo criativo, inúmeras outras ideias surgiram, o que acabou por alterar os planos iniciais do projeto. Para Acelino Lobato Seabra @ace_seabra – um dos discentes participantes –, essas mudanças denotam a importância de representar as culturas paraenses na obra, com a educação presente nelas.
Erik Renan da Conceição Maciel @arterikc – outro artista participante – afirma que existe grande valor no mural não apenas por representar Paulo Freire, mas por estar em um local público e de fácil acesso, o que aproxima as pessoas da arte.
Muitos alunos e alunas não tinham experiência com pinturas desse porte, mas puderam aprender nas oficinas que precederam o mural e com discentes mais experientes. A obra não contribuiu apenas para aspectos culturais da FAV e UFPA, mas serviu também para a criação de laços e estímulos de aprendizagem, além de demarcar a Faculdade de Artes Visuais como uma instituição para e na educação freiriana.
(Foto: John Fletcher)
¹ Keven Magalhães é discente do curso de Licenciatura em Artes Visuais (FAV/ UFPA) e bolsista do Projeto de Extensão “Memórias das Artes Visuais: Arte, Cultura e Patrimônio nas Redes”.
Redes Sociais